TÉCNICA
DO COPO
A variedade de possibilidades que a Pintura
em Seda tráz ao seu praticante está bem determinada
pelas inúmeras técnicas usadas em sua realização.
Da mesma forma dentro das diversas técnicas, são inúmeras
as variações dos processos pelos quais a tinta é
aplicada ao tecido.
Objetos ou elementos, naturais ou manufaturados usados como auxiliares
na realização dos trabalhos, dão bem uma noção
do quanto esta forma de arte se aproxima do dia a dia do homem.
A Técnica do Copo define com precisão o que estamos
falando, pois que, através do uso de copos, de diversos tamanhos
produziremos movimentos e resultados, que só mesmo uma elevada
dose de criatividade é capaz de produzir.
A grande gama de variações e que qualifica a Pintura
em Seda como uma arte de múltiplas realizações,
é o principal fator a determinar a sua prática generalizada
a todos os gostos e gêneros.
Pincéis tradicionais, pincéis mousse, pentes, garfos,
telas, talagarças, espátulas, vasos de cerâmica,
peças de fórmicas, secador de cabelos, cubos de madeira,
pegador de macarrão, conta-gotas e inúmeros outros
objetos compõem a
infra-estrutura de apoio desta arte.
Pensar que através do uso de copos os artistas vão
produzir movimentos que a imaginação não consegue
identificar a maneira como foram feitos, realmente comprovam o que
acabamos de falar.
A arte tem através da Pintura em Seda um dos segmentos mais
próximos do homem, determinando através de sua prática,
razões de bem estar e lazer artístico, bem como, em
muitos casos satisfação econômica.
MATERIAL UTILIZADO
· TECIDO OU SEDA (TAMANHO 0.90 CM X
0.90 CM)
· MESA DE VIDRO OU FORRADA COM PLÁSTICO
· CONTA-GOTAS PRINCE, DE PREFERÊNCIA UM PARA CADA COR
· COPOS DE TAMANHOS VARIADOS (CAFÉ / ÁGUA)
· GUTTA DOURADA PRINCE
· AQUARELA PRINCE
Obs. É
aconselhável a preparação de todo o material
indicado buscando produtos com qualidade, especialmente com relação
à aquarela.
EXECUÇÃO
Sugestão:
Trabalhando com três copos.
Distribua sobre a mesa os copos virados para
baixo.
Molhe a seda com água e aperte-a até tirar o excesso
de água.
Estenda a seda sobre os três copos,
cobrindo-os totalmente.

Vá girando os copos alternadamente
de modo a provocar nervuras.

Gire-os até que fiquem bem próximos
uns dos outros.

Com o auxílio de um conta-gotas, pegue
a primeira cor e vá deslizando pelas nervuras e topo dos
copos não se esquecendo das partes mais escondidas.

Vá alternando as cores,

e sobrepondo-as de acordo com sua criatividade.

DICA: Poderá
deixar espaços em branco, o que dará efeitos interessantes.
Certifique-se de que as pontas da seda estão
pintadas.
Deixe secar totalmente antes de abrir o trabalho.
Esta secagem poderá ser natural, ou, artificial com auxílio
de um secador de cabelos, mantendo sempre uma distância para
com os copos, para que estes não se movimentem.
DICA: Seco
o trabalho, abra-o e estique em um bastidor. Com a Gutta dourada
e o auxílio de um aplicador, faça traços “filetes
dourados", acompanhando sempre o desenho das nervuras. Poderá
também, se for conveniente, pintar um barrado com alguma
cor que combine com o trabalho.
FIXAÇÃO E LAVAGEM
DO TECIDO OU SEDA
Após a pintura siga as instruções que se encontram
no rótulo da tinta utilizada para que esta etapa seja feita
corretamente.
Recomendação:
Para seda 100% pura utilize a aquarela de fixação
a vapor >
veja
a fixação em "dicas"
Para seda mistas, algodão e sintéticos em geral utilize
a aquarela 72 horas.
SUGESTÕES PRÁTICAS
Vestuário: Acessórios:
Lenços e Echarpes. Roupas: Saias, vestidos, camisas, regatas,
pareôs e cangas.
Decoração: Almofadas,
almofadões, biombos, cortinas ou divisórias, cúpulas
de abatjour e edredons.
Obs. A prática deste trabalho
poderá ter característica profissional, ou ainda,
apenas lazer (terapia ocupacional).
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Todo o material utilizado nesta técnica
está disponível em nossa loja virtual